MP de Contas encaminha dossiê com irregularidades na saúde para Promotoria de União da Vitória

Publicado por em

O Núcleo de Inteligência do MP de Contas do Paraná apurou diversas irregularidades no município de União da Vitória, no que se refere a contratação de médicos plantonistas. As informações foram encaminhadas à Promotoria de Justiça do MP do Estado do Paraná, que irá cobrar esclarecimentos junto a comarca.

De acordo com o dossiê elaborado pelo MP de Contas, das 46 vagas de médicos na cidade apenas 10 são ocupadas por servidores efetivos. O restante é preenchido por profissionais integrantes de empresas contratadas por meio de procedimentos licitatórios. Para o Parquet o que ocorre é uma terceirização irregular do serviço público, uma vez que tais contratações são uma burla à obrigatoriedade de realização de serviço público.

No mesmo sentido são as contratações por meio de dispensa de licitação. A constância desse procedimento demonstra falta de planejamento da Administração Pública e que as dispensas não são utilizadas para a correção de problemas urgentes e pontuais, mas sim para substituição de mão de obra que deveria ser provida por meio do concurso.

Há ainda as licitações nas modalidades de pregão presencial e eletrônico, nas quais o objeto contratado – atendimento médico nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) – não é um serviço comum da área da saúde, mas sim requer especificações técnicas dos profissionais que serão empregados.

Além disso, há casos de contratação de empresas de propriedade de médicos autônomos que já prestam serviço ao município, o que fere a moralidade pública e os princípios de isonomia e impessoalidade na Administração Pública na visão da Procuradoria-Geral do MP de Contas. Muitos desses médicos também têm uma excessiva jornada de trabalho, chegando a mais de 500 horas mensais, o que gera dúvida acerca da efetiva prestação do serviço público. Para tal fato é necessária uma investigação mais minuciosa pois, a eventual não prestação do serviço caracteriza-se como dano ao erário, já que houve a remuneração sem a devida contraprestação pelas partes beneficiadas.

O MP de Contas também protocolou uma Representação junto ao Tribunal de contas do Paraná (TCE-PR) para que a instituição tome as providências cabíveis. A Representação pode ser acessada aqui.

Categorias: Mpc na mídia