CNPGC saúda os defensores públicos pela data comemorativa

Publicado por em

Brasília, 22/05/18 – Comemorou-se, no último sábado (19), o Dia do Defensor Público, e como homenagem, o presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC), Procurador-Geral do Ministério Público do RN, Ricart César Coelho dos Santos, encaminhou ofício ao Defensor Público-Geral Federal da Defensoria Pública da União, Carlos Eduardo Barbosa Paz, saudando-o pela data, além de todos os servidores dessa categoria.

O defensor público é responsável por garantir acesso à justiça de forma gratuita a quem não tem recursos financeiros para custear despesas com a contratação de advogado particular. A data que homenageia essa profissão faz reverência ao francês Ivo Hélory de Kermartin. A sua trajetória e notória inteligência fez com que ele fosse canonizado pela Igreja Católica em 1347.

A defesa dos injustiçados e dos necessitados deu-lhe o título de advogado dos pobres. “Jura-me que a sua causa é justa e eu a defenderei gratuitamente” é a famosa frase de Ivo.  Assim como ele, os defensores públicos são agentes de transformação social, que asseguram aos cidadãos o direito de obter justiça.

Na mensagem enviada à Defensoria Pública da União, Ricart enalteceu o trabalho dos defensores públicos. “São profissionais competentes e independentes que exercem trabalho de grande importância”, disse o presidente do CNPGC.

Confira o ofício aqui