CNPGC elege novo presidente

Publicado por em

Brasília, 18/02/19 – Em eleição eletrônica, realizada durante todo esse dia de segunda-feira, (18/02), Elke Andrade Soares de Moura, Procuradora-Geral do Ministério Público de Contas de Minas Gerais, foi eleita presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC), para  mandato de um ano.

Elke Moura encabeça a chapa vencedora da eleição “Inovação e Integração”. Mineira de Belo Horizonte, formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, onde também fez sua Pós-Graduação em Controle Externo. Mestre e doutora em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais. Autora de diversos artigos e professora de cursos de Pós-Graduação em Direito desde 1999.

Ingressou nos quadros do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais como servidora, após aprovação em concurso público, em 1992, onde ocupou os cargos de coordenadora de área, diretora de diversas unidades e chefe de gabinete de conselheiro, por quase 20 anos. Após aprovação em concurso público para Procurador do MPC/MG, em 21 de dezembro de 2011, tomou posse como Procuradora do MPC/MG, e em 04 de junho de 2018, como Procuradora-Geral do MPC/MG.

Com posse agendada para o dia 19 do próximo mês, em Brasília, a nova diretoria tem entre os principais objetivos elaborar o planejamento estratégico para o CNPGC, com definição de objetivos.

Outro item dos projetos para o CNPGC da presidente eleita, Elke Moura, é a promoção de encontros periódicos com as lideranças regionais do Conselho com a finalidade de garantir o cumprimento dos objetivos estabelecidos no planejamento estratégico que será desenvolvido.

A nova diretoria eleita do CNPGC também pretende instituir certificação para o Ministério Público de Contas brasileiro de modo a definir as condições de atuação de cada MPC, com base em critérios que serão definidos como ideais e em análise de dados feitos e levantados anteriormente.

A chapa Inovação e Interação está composta, além de Elke Moura, na presidência, por: vice-presidente região Norte, Silaine Karine Vendramin – PGC/PA; vice-presidente região Nordeste, João Augusto dos Anjos Bandeira de Mello – PGC/SE; vice-presidente região Sudeste, Rafael Neubern Demarchi Costa – PGC/SP; vice-presidente região Sul, Cibelly Farias – PGC/SC; vice-presidente região Centro-Oeste, Regis Gonçalves Leite – PGC/GO; diretora executiva, Germana Galvão Cavalcanti Laureano – PGC/PE; tesoureiro, Luciano Andrade Farias – PGC/PB.

Fazem parte do Conselho Fiscal da diretoria eleita: Sergio Cunha Mendonça – PGC/AC, Flávio de Azambuja Berti – PGC/PR e Yvonete Fontinelle de Melo – PGC/RO. Como suplentes do conselho: Jairo Cavalcanti Vieira – PGC/MA; Danilo Ferreira Andrade – PGC/BA e Zailon Miranda Labre Rodrigues – PGC/TO.