CNPGC REALIZA CAPACITAÇÃO PARA SEUS MEMBROS EM BRASÍLIA

Publicado por em

O Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas – CNPGC, dando andamento ao Programa de Capacitação de seus membros, está realizando, no período de 10 a 13 de setembro, na sede do Ministério Público Militar – MPM, em Brasília, o curso “Inteligência e Técnicas de Investigação”.
Na abertura do curso, a Presidente do CNPGC, Elke Moura, salientou a importância da permanente capacitação  como vetor de potencialização do exercício das atribuições confiadas ao Ministério Público de Contas – MPC, sobretudo nas áreas de inteligência e técnicas de investigação.
Na mesma ocasião, foi realizada homenagem ao Procurador-Geral do MPM, Dr. Jaime de Cassio Miranda, que recebeu a Medalha de Honra do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Contas, considerando, notadamente, a relevante  parceria que vem sendo mantida com o MPC, visando ao compartilhamento de conhecimentos e instrumentos para melhor desenvolvimento dos trabalhos de competência do Parquet Especial no combate à corrupção  e no controle dos gastos públicos.

Veja, abaixo, a íntegra do discurso da Procuradora de Contas Cláudia Fernanda, convidada a fazer a entrega da comenda ao homenageado:

Exma Sra  Presidente do CNPGC, PGC MG, Dra Elke.

EXMO SR PGM, Dr. Jaime de Cássio Miranda. na pessoa de quem peço vênia para cumprimentar demais autoridades que compõem a Mesa e autoridades militares,

COLEGAS PGCS, PROCURADORES, MEMBROS DO MPM E SERVIDORES

Foi com grande satisfação que recebi o convite para estar hoje, aqui, nesta solenidade, para entrega da  “Medalha de Honra do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Contas”, máxima condecoração do CNPGC e honraria que, a despeito de sua singeleza, é concedida, apenas, àqueles que tenham prestado relevantes serviços à causa do Ministério Público de Contas Brasileiro e, também, à sociedade, ao Direito e à Justiça.

Nesse contexto, não poderia ter andado melhor o CNPGC ao escolher homenagear Dr Jaime Miranda, que, desde cedo, com sua liderança, provou que para realizar é preciso, primeiro, acreditar.

Foi, assim, que, no ano passado, foi firmado inédito Termo de Cooperação entre o MPM e o CNPGC, cujo objeto prenunciava o ideal do nosso homenageado:

– “ampliar a cooperação técnica entre os partícipes, com ações articuladas na proteção do patrimônio público, prevenção e combate à corrupção, inclusive por meio de suporte e análise de dados, pesquisas e investigações”.

Mas o Dr Jaime não deixou de ousar e na sequência destinou 05 senhas de acesso a seu importante sistema de dados, disponibilizando-as a cada diretor regional do Cnpgc, e, assim, cobrindo todas as 05 regiões brasileiras e a área de atuação territorial do MPC brasileiro.

E se pensávamos que já havíamos avançado muito, o dia de hoje e histórico. O MPM, por seu PG, realiza, em suas instalações, curso de inteligência e práticas para detecção de fraudes e outros crimes contra ao patrimônio público, aos Pgcs do Brasil, aqui representados por quase 50 participantes, entre Procuradores e assessores.

Tudo isso só foi possível porque houve obstinação e um ideal comum: o amor pelo nosso país e o desejo de ver realizadas as nossas promessas constitucionais que visam um país justo socialmente e probo.

Parabéns, Dr. Jaime, parabéns ao MPM, pela condecoração; parabéns ao CNPGC pela acertada escolha dessa homenagem.

Receba, Dr Jaime, o nosso sincero reconhecimento e gratidão.

Foto: Cerimonial do CNPGC

Palestrante Tenente-Coronel Carlos Henrique de Souza, Presidente do CNPGC Elke Moura e Palestrante Coronel Miler das Neves. Foto: Cerimonial do CNPGC

Vice-Procurador-Geral do MPM Roberto Coutinho, Procurador-Geral do MPM Dr. Jaime Miranda, Presidente do CNPGC Elke Moura e general de Brigada Sydrão. Foto: Cerimonial do CNPGC

Procuradora de Contas Claudia Fernanda e Procurador-Geral do MPM Dr. Jaime de Cassio Miranda. Foto: Cerimonial do CNPGC

Foto: Cerimonial do CNPGC

Presidente do CNPGC Elke Moura e Palestrante Dr. Elton Souza. Foto: Cerimonial do CNPGC

Palestrante Dr. Roberto Zaina e Presidente do CNPGC Elke moura. Foto: Cerimonial do CNPGC.

Categorias: Notícias